Ana Sofia Gonçalves

Artista Plástica..Ilustradora..Cenógrafa..Professora.

Nasceu em Lisboa, em 1979. 


Licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2003. Em 2005 tirou o Curso de Ilustração Infantil no A.R.C.O. E em 2012 concluiu o Mestrado em Ensino das Artes Visuais da Universidade de Lisboa.  

É docente de Artes Visuais desde 2004. Lecionou Adereços na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô e leciona Artes Visuais no Colégio Pedro Arrupe. Dinamiza workshops de ilustração, assemblage e escultura para crianças e para adultos.


Ana Sofia Gonçalves trabalha sobre memórias e sensações de infância, mas também sobre histórias de um mundo onírico em que os animais adquirem personalidade e vida própria.

 

Expõe individualmente na Galeria Trema, em Lisboa, e na Galeria Trindade, no Porto. Participou em diversas exposições coletivas, entre as quais destaca-se a Artelisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea e a Just Mad- Feira Internacional de Madrid.

Em 2008 ilustrou o livro "A princesa que veio da lua", de Maria João Carvalho. Em 2013 o livro "Queres namorar comigo?", de João Ricardo. E em 2016 ilustrou o livro "Diário de um migrante" de Maria Inês Almeida, que a levou a fazer duas missões de voluntariado na Grécia em 2017, em Atenas e em Lesbos, através da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Em 2010 foi selecionada para a Ilustrarte- Bienal Internacional de Ilustração para a infância.

Desde 2011 que colabora com a Bordallo Pinheiro, na ilustração de sardinhas para a coleção Sardinhas by Bordallo e com a Vista Alegre.

 

Para além da pintura e ilustração, o seu trabalho adquire um carácter tridimensional e estende-se para o campo da escultura e da cenografia para teatro, televisão e eventos publicitários.

Tem participado em diversos projetos relacionados com Fernando Alvim, tais como a conceção e execução de cenários para o Bar Inferno, Ikea/Solidariedade, Festival Termómetro, Monstros do Ano e Prova Oral - Antena 3.

Realizou a cenografia do programa "É a vida Alvim", para a Speaky TV, +TVI e, atualmente, para o canal Q.


Realizou a cenografia e figurinos do espetáculo "O meu pai é um homem pássaro", encenado por João Ricardo, que esteve em cena no Teatroesfera, Teatro da Comuna e Teatro da Terra. Realizou a cenografia, figurinos e adereços do espetáculo "Diário de um migrante", baseado no livro que ilustrou, com a Companhia João Garcia Miguel, do Teatro Ibérico. Igualmente com esta companhia realizou a cenografia, figurinos e adereços do espetáculo "O guardador de sonhos". 

Recentemente realizou a cenografia e adereços do espetáculo imersivo “Alice - o outro lado da história”, encenado por Miguel Thiré, para a produtora Panorâmica 35 - Films, em cena no Lugar de Cabo Ruivo em Lisboa.

Tem colaborado com a produtora H2N – Phenomena makers, com a realização da cenografia de eventos e ativações publicitárias para a Hendrick's Gin, Cerveja Bohemia, Grupo José Avillez, Drambuie, Monkey Shoulder, entre outras marcas.

  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now